quinta-feira, 8 de maio de 2014

Formação das rochas magmáticas, metamórficas e sedimentares

Rochas magmáticas (ou ígneas)
-Intrusivas: Formam-se lentamente no interior da crosta pela solidificação do magma. Apresentam cristais grandes. Exemplos: granito, sienito e gabro.
-Extrusivas: Formam-se na superfície. Chegam à superfície através de vulcões ou fendas na litosfera e resfriam-se mais rapidamente, muitas vezes sem formar cristais visíveis a olho nu. Exemplos: basalto e riólito.
As rochas magmáticas podem conter minerais metálicos, formando jazidas importantes do ponto de vista econômico. Esses minerais são chamados de minérios.



Rochas metamórficas

Formam-se a partir de transformações sofridas por outras rochas, submetidas a novas condições de temperatura e pressão. Nesse novo ambiente, os minerais se modificam, reorientando-se e formando outros minerais. O alinhamento dos cristais dá a essas rochas uma nova característica de orientação de camadas. A análise dessas rochas permite identificar condições e eventos que ocorreram no passado. Exemplos: quartzito, mármore e gnaisse.


Rochas sedimentares
Sofrem ação do intemperismo, ou seja, a ação do vento, da chuva e da temperatura, o que provoca a desintegração das rochas. Quando elas perdem a coesão(erosão), seus sedimentos são transportados e depositados em outro ambiente(sedimentação). Apresentam camadas que se depositam horizontalmente, as mais novas sobre as anteriores.
- Clásticas: Formadas pelo acúmulo de fragmentos de outras rochas. Exemplo: arenito.
- Químicas: Formadas por processos químicos. Exemplo: estalactites.
- Orgânicas: Formadas a partir de restos de animais e vegetais. Exemplo: carvão mineral.

Fonte: Livro Geografia conexões parte II

Sem comentários:

Enviar um comentário