domingo, 11 de maio de 2014

Estrutura interna da Terra

Crosta: É a é a menor e a mais externa dentre as camadas e corresponde a 0,2% da massa da Terra. É nela que se realizam as transformações do relevo e onde se expressam morfologicamente todos os processos internos e externos que ocasionam a sua formação e transformação. Em alguns lugares chega a atingir 90 km, mas geralmente estende-se por aproximadamente 30 km de profundidade. A crosta continental tem cerca de 40 km, enquanto que a crosta oceânica tem cerca de 7 km.

Manto: O manto estende-se desde cerca de 30 km e por uma profundidade de 2900 km e possui temperaturas que chegam a atingir os 2.000 ºC nas regiões mais profundas. É composto por substâncias ricas em ferro e magnésioO manto é a maior das camadas terrestres, com 83% do volume do planeta e 67% de sua massa. Também apresenta características físicas diferentes da crosta. O material de que é composto o manto pode apresentar-se no estado sólido ou como uma pasta viscosa, em virtude das pressões elevadas. Porém, ao contrário do que se possa imaginar, a tendência em áreas de alta pressão é que as rochas mantenham-se sólidas, pois assim ocupam menos espaço físico do que os líquidos. É dividido entre superior e inferior. A diferença básica entre elas encontra-se na temperatura e na composição física, uma vez que o manto superior é mais “frio” e pastoso, e o inferior é mais quente e liquefeito. Além disso, em razão da força da gravidade e da pressão, a densidade do manto inferior é bem superior e as movimentações dos fluidos são mais intensas.

Núcleo:  É constituído por uma parte sólida (núcleo interno) envolvida por uma camada líquida (núcleo externo). Esta camada líquida dá origem ao campo magnético terrestre devido aos movimentos de convecção do seu material, que é electricamente condutorO núcleo externo é provavelmente composto de ferro metálico e outros elementos (enxofresilíciooxigéniopotássio e hidrogénio) e o núcleo interno é composto de ferro e níquel, e é sólido porque, apesar das imensas temperaturas, está sujeito a pressões tão elevadas (cerca de 4,5 milhões de atmosferas) que os átomos ficam compactados; as forças de repulsão entre os átomos são vencidas pela pressão externa, e a substância acaba se tornando sólida. A temperatura entre o núcleo e o manto é estimada em cerca de 3700°C, podendo atingir de 4000 a 6000°C no núcleo interno.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%BAcleo_terrestre
http://www.brasilescola.com/geografia/manto-terrestre.htm
http://www.mundoeducacao.com/geografia/crosta-terrestre.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrutura_interna_da_Terra

Sem comentários:

Enviar um comentário